13 Plataformas de Marketing Digital Para Alavancar Sua Empresa
13 plataformas de marketing para alavancar sua empresa

Se você já começou a aplicar o marketing digital na sua empresa, é muito provável que esteja procurando formas de potencializar os seus resultados. Mas com tantas opções por aí, fica muito difícil entender qual seria a melhor para aplicar dentro do seu negócio.

Nós te entendemos, e por isso mesmo, resolvemos preparar este post com as dicas das 13 melhores plataformas de marketing que você pode utilizar no seu negócio e obter o melhor custo-benefício, além da possibilidade de fazer o seu negócio bombar.

Em nossa lista, você vai encontrar as plataformas de marketing digital que podem ser utilizadas no seu negócio de acordo com o tipo de funcionalidade de cada uma.

Vamos lá?

Plataformas Para Mensuração de Resultados

Não poderíamos começar nossa lista sem falarmos do básico, que é o arroz com feijão de toda a campanha de marketing digital, que é a mensuração de resultados. Uma vez que a gente tem recursos para medir os resultados, a gente consegue alavancar as nossas estratégias.

1.     Google Analytics

Sendo uma das principais ferramentas de mensuração de tráfego de websites e aplicativos na internet, o Google Analytics é o queridinho de muitos marketeiros no mercado.

Chegando agora em sua quarta versão, que é o GA4, ele tem a função de rastrear e fornecer os seguintes dados:

  • Origem dos acessos no seu website ou aplicativo;
  • Volume de usuários;
  • Conversões;
  • Comportamento dos usuários;
  • Engajamento das páginas.

Com essa ferramenta em mãos e fazendo análises e Correntes, você sempre terá a oportunidade de encontrar pontos a melhorar dentro da sua estrutura e proporcionar uma melhor experiência para os seus usuários de uma forma que faz com que você aumente também o seu volume de tráfego, engajamento e resultados de marketing.

2.     Google Search Console

Também uma ferramenta do Google, o Search Console tem a função de te mostrar os seus principais resultados de tráfego orgânico. Ou seja, ele mostra o que acontece com o seu site na busca do Google quando alguém faz uma pesquisa.

Se você quer gerar mais resultados através do site da sua empresa, é muito importante que você tenha uma presença orgânica consolidada. Por isso, o Google Search Console te mostra as informações de que você precisa para desenvolver um planejamento e uma atuação mais robusta no orgânico do Google, usando SEO e marketing de conteúdo.

Os principais dados que o Google Search Console mostra são os seguintes:

  • Impressões na busca;
  • Cliques;
  • Taxa de cliques (CTR);
  • Posição média;
  • Estados de indexação das páginas.

A plataforma também mostra outras informações como backlinks, estado de saúde das páginas dentro das Core Web Vitals, o status de rastreamento do sitemap, entre outras.

Se vale uma dica, logo que estiver com seu site pronto: configure o Google Search Console, para que você possa ter um melhor acompanhamento histórico do seu site, na busca do Google.

3.     Looker (Google Data Studio)

O Looker, antigo Google Data Studio, é uma das ferramentas mais interessantes que você pode utilizar para fazer um acompanhamento mais facilitado de todas as suas métricas do seu site.

Como interface amigável e com funcionalidades bastante facilitadas, você pode simplesmente configurar as conexões de plataformas que você utiliza com o Looker, para que você possa então criar relatórios personalizados.

Através dela, você consegue conectar ferramentas como o próprio Google Analytics, o Google Search Console e você também pode conectar planilhas do Google Sheets, arquivos do Google Docs, entre outros documentos. Fora isso, há também várias outras plataformas que fazem conexão com o Looker, permitindo que você exporte dados delas para o seu relatório personalizado.

Acredite, ter um relatório personalizado do Looker, condensando todas as informações das quais você precisa, pode economizar muito tempo de análise e facilitar muito a sua vida.

4.     Microsoft Clarity

Nossa quarta plataforma de marketing focada em análise, mensuração de resultados é o Microsoft Clarity. Essa ferramenta é uma mão na roda para quem quer melhorar a usabilidade do seu site e aumentar as suas conversões.

Com o Microsoft Clarity você consegue criar mapas de calor do seu site e entender o comportamento das pessoas em relação à interação com sua estrutura. Em outras palavras, por meio do mapa de calor, você consegue entender em quais áreas as pessoas passam mais tempo, até qual parte do seu site elas rolam a página e em quais partes elas não chegam.

Além disso, você também consegue visualizar gravações de tela dos acessos que cada usuário teve ao seu site, assim você consegue ter uma noção real de como as pessoas estão interagindo com seu site e pensar em formas de gerar melhorias na experiência de cada usuário, além de conseguir entender se as pessoas estão chegando ou não a partes importantes da sua estrutura e porque elas não estão chegando.

Veja uma lista de alguns dos recursos do Microsoft Clarity:

  • Mapa de calor
  • Mapa de cliques
  • Gravações de tela
  • Monitoramento de rage clicks (cliques raivosos, ou seja, usuários irritados com a experiência);
  • Taxa de abandono.

Pesquisa, planejamento e espionagem de concorrentes

Agora que falamos sobre as principais ferramentas para analisar e mensurar suas campanhas de marketing, chegou a hora de entrarmos em uma área muito importante: a pesquisa, planejamento e espionagem dos seus concorrentes.

Nesta parte do nosso bate-papo, vamos entender um pouco sobre quais ferramentas podem te ajudar a fazer uma pesquisa de palavras-chave, entender o volume de tráfego dos sites de seus concorrentes, qual a estrutura que eles utilizam e como identificar tendências e até mesmo os anúncios que seus concorrentes têm feito para que você possa, ou se espelhar ou melhorar o que eles já vêm fazendo.

5.     SEMRush, Ahrefs, SERanking

Essas 3 ferramentas são muitíssimo parecidas e elas atenderão ao seu propósito de fazer pesquisa de palavras-chave e também de entender um pouco do tráfego dos seus concorrentes e estratégias que eles aplicam para ficarem bem posicionados no Google.

Algumas das funções que essas ferramentas podem executar são:

  • Pesquisa de palavras-chave;
  • Análise de tráfego orgânico de concorrentes;
  • Ferramentas de produção e conteúdo;
  • Monitoramento de posições do site por palavra-chave;
  • Pesquisa de backlinks;

SEMRush, Ahrefs são as plataformas mais famosas do mercado, e também são 2 das mais robustas e antigas para análise de SEO. Naturalmente, quanto mais tempo de mercado, a tendência é que haja mais recursos e maior estabilidade do funcionamento de cada um deles.

No entanto, embora sejam plataformas muito robustas e poderosas, elas também são ferramentas bem caras para a maioria dos empreendedores brasileiros, uma vez que a cobrança da mensalidade para utilização é feita em dólar, e convertendo para o Real Brasileiro o plano mais barato, com inúmeras limitações, fica em torno de R$ 600,00 por mês.

Já a SE Ranking, por sua vez, é uma ferramenta mais nova, surgida em 2019, mas que já conta com Centenas de milhares de usuários espalhados pelo mundo. O principal atrativo aqui, ela tem planos altamente customizáveis, o que pode ajudar bastante, uma vez que você consegue obter vários recursos que SEMRush e Ahrefs disponibilizam somente nos planos que giram a partir de R$ 1.200,00 por um preço muito mais acessível, em torno de R$ 300,00.

Em resumo, você pode ter várias das mesmas funcionalidades que as ferramentas mais famosas do mercado têm pagando apenas 1/4 do preço utilizando a SE Ranking.

6.     Similar Web

Ainda na linha de espionagem de concorrentes, a Similar Web é uma das ferramentas mais robustas para fazer esse tipo de análise. Com ela, você consegue avaliar quais são as fontes de tráfego que os seus concorrentes têm, se eles estão fazendo anúncios, quais as mídias em que eles estão fazendo anúncios e o volume estimado de tráfego total do site de cada um deles.

Embora os custos de contratação da similar web sejam relativamente bem altos, começando a partir de algo em torno de R$ 4.000 por mês, A versão gratuita pode ajudar bastante na análise do dia a dia. Tanto é que, inclusive, várias startups, mesmo com Aportes milionários ainda optam por utilizar a versão gratuita, então pode utilizar a versão gratuita sem problemas, que ela pode ajudar bastante.

7.     Builtwith

Em alguns casos, é necessário entendermos mais do que o tipo de tráfego Ou apenas o volume de acessos que um site de concorrente recebe ao longo do mês. Em boa parte das vezes, nós vamos nos deparar com situações em que precisamos entender qual é o tipo de estrutura que o nosso concorrente está utilizando em seu site.

Dependendo do setor, pode ser necessário também entendermos qual tipo de ferramenta o nosso concorrente está utilizando nos sites dos seus clientes. Portanto, é aqui que a BuiltWith, entra em ação.

Essa plataforma tem a principal função de rastrear o código dos sites de um concorrente e nos dar um detalhamento técnico de todas as tecnologias que são utilizadas ali dentro. Então, conseguimos saber se ele está utilizando, por exemplo, Uma determinada plataforma de anúncios, um determinado tipo de sistema de gerenciamento de conteúdo (ou CMS, como você preferir) e até mesmo em alguns casos, qual é o servidor em que esse site está hospedado.

Veja algumas das informações que você pode obter com o BuiltWith:

  • Tags de plataformas como Google Analytics e Google Ads;
  • Pixel do Facebook;
  • CMS utilizado;
  • Plugins instalados;
  • Servidor ou CDN utilizada;
  • Ferramentas de e-mail marketing configuradas.

Muitas vezes, as informações que você conseguir extrair com BuiltWith vão te ajudar bastante no planejamento da sua estratégia e até mesmo a encontrar soluções que você poderia estar utilizando dentro da sua empresa.

8.     Facebook Ads Library

Já o Facebook Ads Library, por sua vez, é uma ferramenta que pode te ajudar a compreender quais são os anúncios que os seus concorrentes estão fazendo na internet. Por meio dessa plataforma do Facebook, você consegue fazer uma pesquisa de uma determinada página do Facebook e conferir quais foram todos os anúncios que foram veiculados dentro de um determinado período.

Utilizando essa ferramenta, você consegue entender quais são os tipos de campanhas que seus concorrentes estão fazendo: podem ser campanhas de aquisição de leads/clientes, campanhas de engajamento, campanhas de remarketing, etc.

Novamente, uma ferramenta de muita importância para a sua espionagem de competidores.

Comunicação e Redes Sociais

E agora chegamos na nossa última parte da lista de 15 plataformas de marketing para você começar a utilizar na sua empresa: As plataformas de comunicação e de redes sociais.

Uma vez que você já consegue fazer o acompanhamento dos seus resultados que você já consegue fazer uma devida análise dos seus concorrentes e de planejar os seus próximos passos, Você precisa trabalhar a comunicação da sua empresa com os clientes e clientes em potencial.

Desta forma, as ferramentas que vamos apresentar abaixo podem te ajudar bastante em questão de manter uma boa nutrição de leads. Contatos recorrentes e posterior conversão desses leads em clientes de fato.

9.     RD Station

A primeira ferramenta que vamos abordar aqui é o RD Station. O RD Station é uma plataforma De marketing totalmente Brasileira, surgida lá em Santa Catarina, na cidade de Florianópolis.

Entre as ferramentas de marketing, por própria experiência, acreditamos que a RD Station é uma das ferramentas mais robustas no mercado hoje em dia e com uma das melhores relações de custo-benefício. Afinal, com ela você tem acesso a diversas funções que somente ferramentas que tendem a ficar muito mais caras podem fornecer, a exemplo do Hubspot e da ActiveCampaign.

A plataforma de marketing da RD fornece algumas das seguintes funções:

  • Automação de marketing;
  • Envie o de campanhas de e-mail marketing;
  • Lead score;
  • Formulários;
  • Criação de landing pages.

Com o RD Station dia a dia da sua equipe de marketing vai ficar muito mais fácil e você vai conseguir tanto liberar mais tempo como também potencializar bastante os resultados da sua empresa.

10.  Notificações Inteligentes

Embora as campanhas de e-mail marketing vendam muito, é notável que no Brasil, cada vez menos as pessoas estão dando atenção ao e-mail e estão preferindo utilizar outras plataformas para isso. E no nosso caso é o WhatsApp.

Levando-se em consideração, foi criada uma ferramenta chamada notificações inteligentes, que promete fazer automação do seu WhatsApp comercial.

Uma vez que você consegue fazer com que o lide. Preencha o formulário e informe o número do seu WhatsApp. Você pode criar uma automação em algumas plataformas que fazem uma conexão diretamente com notificações inteligentes. Então, a partir do notificações inteligentes, as automações do WhatsApp começarão a acontecer.

Você conseguiria utilizar o notificações inteligentes para diversas formas de comunicação com seu público, seja para manter uma linha de relacionamento, seja para guiá-lo durante a sua jornada de compra ou então para de fato concretizar a venda a partir desse ponto de contato.

Abaixo você confere algumas das funcionalidades que o notificações inteligentes oferece:

  • A partir de 250 notificações por dia;
  • Lembrador de PIX;
  • Lembrador de boletos;
  • Acesso ao chat de atendimento.

Com certeza, o Notificações Inteligentes pode ser o braço que faltava para o seu negócio. Classe de azul, Clarinha. 50 notificações, eu quero base. 60 para mandar notificações por dia, 3. Mano, eu quero dessa discar. Eu quero 10. Just.

11.  Jivochat

Se o seu site receber acessos, é muito importante que você também tenha uma forma de facilitar o contato com os seus clientes. Ao invés de esperarmos, preencher o formulário, pegar o telefone, ligar para você, você simplesmente pode implementar uma solução de chat ao vivo com os usuários que estão acessando o seu site em determinado momento.

Por isso, o Jivochat é uma das opções mais interessantes quando falamos de chats para lojas online para websites.

Com dezenas de funcionalidades, um valor super acessível, o Jivochat pretende transformar os seus visitantes em clientes e, em consequência, reduzir o seu trabalho com múltiplos canais de contato e aumentar as chances de venda do seu produto ou serviço.

  • Confira algumas das funcionalidades:
  • Criação de chatbots;
  • Integração com WhatsApp (plano pago);
  • Integração com CRMs;
  • Suporte a múltiplos usuários;
  • Múltiplos departamentos.

Com o Jivochat sua experiência na atração da atenção dos seus visitantes e possibilidades de venda vão aumentar bastante. Clique no botão abaixo e faça um teste grátis!

12. Mlabs

Agora, se você precisa de algo para a gestão das redes sociais da sua empresa, a nossa ferramenta número 12 vai ser a mais indicada para o seu projeto.

Uma das mais famosas e utilizadas aqui no Brasil, A Mlabs com certeza vai te ajudar na gestão das publicações das suas redes sociais, seja no Instagram, seja no Facebook, no LinkedIn ou no Google Meu Negócio.

Como interface bem simples, um valor extremamente acessível a Mlabs permite que você faça o cadastro de postagens, envie para aprovação e faça o agendamento das publicações de acordo com o seu cronograma editorial.

Vale super a pena você dar uma conferida e fazer um teste da ferramenta.

13. Canva

Por último, mas não menos importante, temos aqui uma ferramenta que pode ser uma mão na roda para o seu dia a dia, quando for necessário fazer algum tipo de publicação ou arte para suas redes sociais, para o e-mail, ou até mesmo para confecção de um material para enviar para o seu cliente.

Você não precisa ser um mestre em design nem ter total domínio do Photoshop ou do Adobe Illustrator. Com câmbio, você tem a possibilidade de fazer artes. Bonitas de uma forma muito simples e rápida para resolver problemas corriqueiros de design que você tem no dia a dia.

Obviamente, é bem melhor você contar com a ajuda de um designer para fazer a criação de uma peça mais bonita, mais complexa, que utilize técnicas profissionais para então divulgar para os seus clientes em larga escala, como é o caso para uma peça de anúncio ou para algum tipo de material gráfico que vai ser amplamente difundido.

No entanto, caso você não possa contar com a ajuda de um designer devido à questões de preço ou até mesmo por ser algo nesse especificamente muito rápido, você pode utilizar o Canva tranquilamente para ter peças bonitas e totalmente gratuitas.

Conclusão

Ufa. Falamos bastante, mas finalmente conseguimos apresentar para você as 13 plataformas de marketing que podem ajudar o seu negócio a bombar. Todas as plataformas são muito poderosas e, se usadas em combinação, elas podem ajudar você a ter um resultado cada vez melhor.

Todas essas plataformas são úteis, desde a análise de um determinado segmento de clientes que está acessando o seu site até mesmo à criação de uma peça de imagem para a publicação de um blog post, no seu site.

Esperamos que elas possam te ajudar no seu dia a dia e que com elas você consiga ter muito mais assertividade, economia de tempo, e, principalmente, insights que ajudem você a levar o seu negócio para o próximo nível.

Alexander

Alexander Souza é bacharel em Relações Públicas, empreendedor e consultor de marketing, especialista em SEO. Apaixonado pelo empreendedorismo e por gerar transformação na vida das pessoas, criou o Formação GX para compartilhar ensinamentos sobre marketing, vendas, negócios, e muito mais.

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