Você está buscando ideias de empreendedorismo para se inspirar? Você acabou de chegar ao lugar certo. Neste post, nós preparamos 5 dicas de empreendedorismo que podem dar super certo e que demandam muito pouco ou absolutamente nenhum investimento financeiro para você começar hoje mesmo.
Quer saber mais? Então continue lendo aqui que nós vamos te dar algumas dicas muito importantes e também te apresentar essas 5 ideias super legais.
Antes de tudo você precisa entender algumas coisas muito importantes, como a questão do planejamento de marketing e do plano de negócios da sua empresa. Afinal. se você não planeja, você está apenas tocando o barco, você não está gerenciando um negócio de forma adequada.
Segundo dados do Sebrae, uma grande parte das empresas de fato fecha porque não fizeram um planejamento prévio porque não entenderam o mercado consumidor de seus produtos ou serviços. Se você não entende nenhuma dessas características, como é que você vai conseguir oferecer uma solução que de fato atenda ao seu cliente em potencial?
Portanto, agora nós vamos começar a entrar um pouco mais nessas questões pra gente conseguir desenvolver uma ideia de empreendedorismo muito legal pra você e que de fato te leve ao sucesso.
O que você vai ver neste post:
Pesquisa de Mercado
O primeiro elemento que nós vamos trabalhar é a pesquisa de mercado afinal como a pesquisa de mercado bem feita nós conseguimos entender o que os nossos clientes em potencial procuram, do que eles precisam e, principalmente, se eles estão dispostos a pagar pelo tipo de produto ou serviço que nós estamos pretendendo oferecer.
Esse é o ponto inicial, o mais importante. o mais relevante antes de você abrir o seu negócio. Você não deve ignorar a pesquisa de mercado em hipótese alguma, seja para o negócio que você pretende abrir agora. seja para negócios que você pretender abrir futuramente: a pesquisa de mercado é o ponto de partida para você dar vida a qualquer ideia de empreendedorismo.
Sem ela, você corre um grande risco de fechar sua empresa logo nos primeiros meses, então preste muita atenção nisso, pois muitos empreendedores pecam nesse ponto e abrem um negócio que não atende uma necessidade real, ou abrem algo em um lugar que não é o adequado e acabam perdendo muito tempo, muito dinheiro. e terminando verdadeiramente frustrados. acreditando que o empreendedorismo não é para eles quando, na verdade, eles apenas cometeram o erro de não pesquisar adequadamente.
Como fazer a pesquisa de mercado?
Mas então, como fazer a pesquisa de mercado? Bom, isso pode não ser muito simples, mas investir um tempo nisso pode te salvar muitos problemas.
Entenda dor que sua ideia resolve
A primeira coisa que você precisa fazer é entender: qual a dor o meu produto ou serviço resolve. Uma vez que você entende isso, você já tem uma boa razão para avançar para o segundo passo.
Entenda qual é seu público
A segunda coisa que você precisa Fazer é entender qual é o seu público. Portanto, é importantíssimo se perguntar: quais são as pessoas que podem comprar esse produto ou serviço que eu quero oferecer? Pense e escreva isso num papel, planilha ou onde você preferir.
Dependendo do tipo de produto, pode ser que você atenda a um público muito mais segmentado ou, como chamamos, nicho. Também pode ser que o seu produto ou serviço atenda a um número muito grande de pessoas, então você vai ter um público amplo.
De acordo com cada perfil de público, você vai precisar ter uma determinada atuação mais específica, para que assim você consiga atender essas pessoas de uma forma muito mais eficaz e que gere impacto positivo para elas.
Lembre-se: também é muito importante você entender em quais regiões uma determinada cidade ou estado seu público vive, onde eles se concentram, pois caso você Pretenda abrir um negócio físico, você possa escolher uma localidade que faça sentido.
Descubra se sua ideia é bem aceita
O terceiro passo que nós precisamos adotar agora é compreender se há uma aceitação da ideia do produto ou serviço que você quer vender.
Como podemos fazer isso?
De uma forma simples: você precisa perguntar às pessoas se elas comprariam um produto que resolve aquela dor específica que eles têm.
E acredite, realmente é simples, você não precisa pagar alguém pra ir pra rua perguntar as pessoas, você pode simplesmente criar uma pesquisa no Google Forms e então pedir que as pessoas que você conhece dentro do perfil do seu público respondam a essa pesquisa com as principais perguntas sobre a dor do seu produto e sua solução de fato resolve. Além disso, também convém perguntar se essas pessoas pagariam por essa solução e quanto elas pagariam.
Mas atenção: você já tem alguma experiência com marketing, com empreendedorismo, você provavelmente já consegue ter até um certo sexto sentido para entender se aquela ideia pode pegar ou não para esse público.
Mas se essa é sua primeira viagem como empreendedor, não confie só na sua cabeça. Nesse caso, você precisa ir a campo e conversar com as pessoas de fato para entender se elas têm esse determinado problema que você quer resolver e como você pode atender.
Faça um MVP
O quarto passo que nós precisamos aplicar agora é validar a ideia do produto. No marketing existe um conceito chamado de MVP, Minimum Viable Product. Que também pode ser traduzido como produto minimamente viável.
O produto minimamente viável Não é o seu produto ou serviço. Colocado à venda de uma forma completa. Ele é uma versão básica, ainda não completa, que atenda a principal dor desse cliente, sem que você necessariamente precise colocar todos os recursos, funcionalidades ou serviços adicionais para que ele resolva esse problema. Dessa forma, você poupa bastante tempo e também bastantes recursos na implementação da sua ideia de empreendedorismo.
Um exemplo de MVP de uma empresa que fez muito sucesso Foi o que Tallis Gomes fez quando fundou a Easy Taxi. O MVP da Easy Taxi era apenas uma página zinha na internet feita em HTML básico, na qual as pessoas faziam um cadastro, deixando nome, endereço e telefone. Depois disso o próprio Tallis pegava o telefone e ligava para um taxista e validava se ele conseguiria ou não pegar aquela corrida. Depois disso, ele ainda ligava de volta para o cliente para confirmar a corrida que ele havia pedido.
Depois disso, uma vez que estava validado o produto. Então ele começou a aplicar mais recursos e desenvolver de fato um aplicativo muitos de nós viemos a conhecer anos atrás, antes mesmo do próprio Uber chegar aqui ao Brasil, criando um negócio extremamente inovador na época.
A principal vantagem do MVP é que ele te dá espaço para errar, melhorar e aplicar os seus recursos onde realmente faz sentido, tanto para sua empresa quanto para o cliente.
5 Ideias de empreendedorismo para se inspirar
Agora que você já entendeu como fazer uma pesquisa de mercado e validar o seu produto, é hora da gente discutir algumas ideias aqui que podem te ajudar a abrir um novo negócio.
Separamos 5 ideias que você pode começar a aplicar ainda nesta semana, com pouco ou nenhum investimento. Será que alguma delas é pra você?
Venda de Alimentos
Nossa primeira ideia de empreendedorismo é a venda de alimentos e a venda de alimentos. Ela pode acontecer de qualquer forma, seja por um restaurante, seja por você, ter um delivery que funcione como WhatsApp, Instagram ou então por meio de algum aplicativo de pedido de comida, como o iFood ou o próprio Rappi.
Nesse cenário, você tem 2 opções principais: você pode realmente se diferencia, ou você pode seguir a onda de todas as empresas que estão faturando.
Dentro da região em que você está, se você usa o iFood, provavelmente vai ver que Os restaurantes que tem aí próximos a você não são muito diferentes entre si. Provavelmente eles já devem vender um hambúrguer ou batata frita, ou macarrão, ou pizza, ou algum tipo de cachorro-quente. Talvez você tenha aí também caldos e comida japonesa.
Acontece que agora que estamos numa era digital e as pessoas têm um acesso a várias facilidades, Pra muitas delas. Comer as mesmas coisas, fica muito chato. Então você pode pensar em diferenciar o seu restaurante com um tipo de comida oriental, o com uma comida tailandesa, talvez uma comida peruana. Você pode fazer uma pesquisa na região e entender o que que as pessoas gostariam de comer de diferente.
Ah, isso também vale para doces, sobremesas e também bebidas.
Também por último, mas não menos importante, não vamos nos esquecer das marmitas fitness e as marmitas fitness normalmente são vendidas congeladas e existem muitas pessoas que estão treinando e não tem tempo ou não tem paciência para prepararem suas próprias comidas. Então se você consegue. Fazer uma comidinha gostosa e balanceada talvez seja uma boa investir nesse ramo de marmitas fitness.
Venda de Roupas
Se tem uma coisa que, além da comida, as pessoas nunca vão parar de comprar. Essa coisa é roupa. Afinal, roupa é um item de primeira necessidade, então todo mundo precisa de roupas para conviver em sociedade e, além disso, também temos pessoas que compram roupa por status, por vaidade, e você pode explorar isso para gerar um faturamento legal para o seu negócio.
Além do nicho de moda ser um negócio extremamente lucrativo, ele não necessariamente requer que você abra uma loja ou faça um investimento muito pesado em materiais. Você pode simplesmente comprar tecidos e mandar uma costureira fazer modelos, ou você também pode comprar roupas e revender para outras pessoas.
Um grande exemplo de empresa famosa que começou com revenda de roupas é a própria Reserva, uma marca que nós até citamos em outros posts.
Se você vai abrir uma loja ou revenda de roupas, ter uma maquininha de cartão é muito importante. Para isso, nós indicamos a Ton T3 Black. Com ela, por apenas 12x R$ 33,16, você tem todas as vantagens da Stone e também consegue emitir recibo para seus clientes.
Dropshipping
E se você pudesse vender produtos sem ao menos ter um estoque? E se você pudesse fazer isso gastando pouquíssimo ou nenhum dinheiro? Pois bem, é isso que o dropshipping permite.
Nessa modalidade de negócio, você pode montar uma loja online. E vender os produtos sem que você necessariamente tenha o estoque deles. Você vai anunciar o produto para que o seu público compre. Então, após a compra ser efetuada na sua loja, você compra esse produto de um fornecedor e manda ele entregar para o cliente na casa dele.
Esse é o modelo de negócio que vem fazendo sucesso há muito tempo aqui no Brasil e principalmente nos Estados Unidos e em vários outros países. Muitas pessoas vêm ganhando muito dinheiro empreendendo com o dropshipping.
A principal plataforma em que você pode criar uma loja se chama Shopify. Então, uma vez que você cria essa loja, Usam um design bonito e cadastro seus produtos. Você pode começar a vende-los por meio de anúncios no Facebook, no Google Ads, no TikTok ou várias outras plataformas.
Nesse primeiro caso, você estaria fazendo um investimento de dinheiro em anúncios para que eles pudessem atingir o maior número possível de pessoas que tenham o potencial interesse de fazer a compra desses produtos.
No entanto, você também pode utilizar essas plataformas para gerar tráfego orgânico, ou seja gratuito, para sua loja, fazendo com que você faça as vendas sem necessariamente ter que gastar dinheiro. O seu único trabalho vai ser produzir vídeos que engajem as pessoas e as deixem as interessadas o suficiente para clicarem no seu anúncio e fazerem a compra na sua loja.
Você pode testar Shopify clicando nesse link abaixo e também pode verificar alguns cursos que vamos deixar aqui com um exemplo pra você.
Infoprodutos
Ainda continuando no meio digital, a nossa quarta ideia de empreendedorismo que você pode começar a aplicar a partir de hoje é a venda de infoprodutos.
Infoprodutos nada mais são do que produtos informativos digitais que podem ser vendidos em escala. A maior vantagem deles é que você pode produzir o seu conteúdo, seja um curso em vídeo, um ebook, uma planilha, apenas uma vez e revender isso indefinidamente.
Mas olha o alerta, embora infoprodutos sejam muito lucrativos, produzir eles nem sempre é tão fácil. Mas se você tem um conhecimento em uma determinada área, se você é expert em um determinado assunto, vale muito a pena você começar a compartilhar alguns vídeos na internet, no Instagram, no YouTube e até mesmo no TikTok para começar a chamar atenção e, então, poder fazer o lançamento do seu produto digital. E lucrar bastante com ele.
Você pode lançar o seu produto digital por diversas plataformas, como a Hotmart, a Ticto, Kiwify e também a Eduzz.
Venda de Conteúdos em Grupo
Agora vamos dizer que você conhece muito sobre um determinado assunto, mas grava curso não é muito a sua pegada. Não tem problema. A nossa quinta ideia de empreendedorismo é justamente a venda de conteúdos em grupos pagos, um dos principais negócios em alta hoje.
Aqui não importa se você tem uma banda, se você cozinha ou se você é uma jogadora de xadrez muito boa. Nessa modalidade de empreendedorismo. Que nós chamamos de Creative Economy Você pode ganhar dinheiro enquanto pratica os seus hobbies.
Bom, primeiro você precisa Mostrar ao mundo que você é bom naquilo que você faz. Então, em algum momento, talvez você comece a ganhar seguidores que também gostam daquilo, então vamos supor que você é uma desenhista.
Você gosta de criar desenhos, e você gosta de compartilhar esses desenhos com o mundo. Você pode criar um grupo pago de pessoas que apreciam o seu trabalho, para que elas possam contribuir para que você continue fazendo isso. Em troca você pode ofertar bônus para seus seguidores, como uma arte criada a partir da votação deles, ou você pode usar parte do dinheiro recebido e mandar imprimir adesivos com sua arte e enviar a cada um.
Se você tem uma banda, por exemplo, você pode criar seções especiais somente para os seus seguidores. Também pode fazer shows online exclusivos para os seguidores que assinam o seu grupo pago.
Você pode usar uma plataforma como a Lastlink para criar um grupo no Telegram ou no WhatsApp. Então você cobra uma assinatura para que as pessoas permaneçam dentro dos seus grupos. Além disso, essa ferramenta também conta com suporte a plataformas como o Discord e até mesmo Twitter.
Conclusão
Empreender nem sempre é uma tarefa fácil, mas ela pode ser realmente muito recompensadora. Se você aplicar a 5 Ideas de empreendedorismo que nós apresentamos para você neste post e hoje, com as dicas de pesquisa de mercado e validação de produto, você com certeza vai ter muito sucesso criando o seu negócio e alavancando ele cada vez mais.
Esperamos que você tenha gostado deste post. E se você curtiu, por favor, não se esqueça de indicar para um amigo e compartilhar nas suas redes sociais.
Até logo!