Como Ser um Empreendedor de Sucesso
Como Ser um Empreendedor Bem Sucedido - Formação GX

Ser um empreendedor de sucesso é um desafio para muitas pessoas, afinal, empreender no Brasil nem sempre é fácil, são muitas burocracias, muitos desafios e muitos pbstáculos que podem desanimar você ao longo do tempo, mas a recompensa no final do caminho é muito recompensadora.

Neste post, vamos te dar 6 dicas sobre como ser um empreendedor de sucesso em qualquer área em que você estiver. Então continue lendo o artigo e siga com a gente, porque esse conteúdo vai ser muito enriquecedor para você.

1. Faça o que tem que ser feito

Se você quer ser um empreendedor ou empreendedora de sucesso, a primeira coisa que você tem que colocar na sua cabeça é que você precisa fazer as tarefas que precisam ser executadas para o bom andamento do seu negócio.

Muitas vezes nós tendemos a procrastinar, seja por cansaço, seja porque a tarefa é chata, mas é muito importante nós termos a consciência de que as coisas não se resolvem sozinhas e muitas das vezes, nossos funcionários, nossos colaboradores, ou até mesmo nossos parceiros e fornecedores. não irão resolvê-las por nós.

E também não adianta ficar esperando um milagre acontecer para que esses problemas ou tarefas sejam resolvidas. Isso simplesmente não vai acontecer, principalmente se você for empreendedor ou empreendedora solo.

Então, se você quer ser bem-sucedido ou bem-sucedida em qualquer negócio que você entrar, você precisa ter disposição para fazer aquilo que precisa ser feito, mesmo seja chato, incômodo ou complicado.

2. Mantenha a organização

No dia a dia é muito fácil se perder em meio a tantas tarefas e compromissos, mas é muito importante que você faça o possível para manter um planejamento das suas tarefas diárias, das suas reuniões e demais compromissos.

Além disso, é muito importante que você também mantenha uma organização De várias outras coisas relacionadas à sua empresa, sejam essas coisas documentos, arquivos de uso recorrente, notas fiscais, contratos, lista de contatos, e-mails, entre outras.

Um empreendedor que não se mantém organizado, está trilhando o caminho para o fracasso do seu negócio. É perfeitamente normal que você venha a se desorganizar em algum momento, mas tente sempre. Retomar a rota e se manter com um nível de organização adequado para que você possa trabalhar com mais tranquilidade e também demonstrar maior profissionalismo para os seus clientes e para os seus colaboradores.

3. Tenha obsessão pelos números

Existem muitos empreendedores que, com o tempo e com o volume de demandas, tendem a acabar se esquecendo de olhar para o básico: os números do seu negócio.

Uma empresa, salvo em casos específicos (como no empreendedorismo social), existe por um único motivo: a oportunidade de fazer dinheiro.

Uma empresa não é uma instituição de Caridade, uma empresa é uma instituição focada em oferecer um produto ou serviço para que pessoas que tenham uma determinada dor comprem. Portanto, se você não olha para os números da sua empresa, você está cometendo um erro extremamente grave, pois você pode fazer com que sua empresa venha a quebrar justamente por negligenciar esse aspecto.

Imagine que você tem uma operação que está todo vapor, você está trabalhando bastante, mas não está vendo nem a cor do dinheiro.

Devido a falta de tempo, você não consegue parar para analisar o que está acontecendo. Então, um Belo dia você resolve abrir o Excel e jogar todos os seus dados de vendas e de custos dentro dessa planilha.

Você toma um susto, afinal, você percebe que, na verdade, você está pagando para trabalhar, pois os seus custos estão superando a entrada de receitas. Isso passa a justificar o motivo de você não estar vendo a cor do dinheiro ao longo do tempo.

Mas se você tivesse uma planilha que você estivesse acompanhando diariamente ou no mínimo uma vez na semana, você começaria a perceber que alguma coisa estava errada e conseguiria agir rapidamente para resolver o problema.

Portanto, tenha obsessão pelos números da sua empresa. Veja onde o dinheiro está entrando, veja de onde ele está saindo para que você não opere com prejuízos, a menos que sejam prejuízos planejados.

4. Tome bastante cuidado com as contratações

Quando a sua empresa cresce, é necessário que você faça a contratação de mais funcionários para que você consiga atender melhor a demanda. No entanto, fazer a contratação de funcionários pode ser algo bem desafiador.

Muitas vezes contratamos funcionários que não atendem às nossas expectativas, Seja por inexperiência, Por incompatibilidade com o perfil de trabalho da empresa ou até mesmo devido a uma questão de desvio comportamental.

O grande problema é que contratações custam dinheiro. E contratações que não geram os resultados devidos acabam gerando prejuízo para a empresa.

Tanto é muito importante que você entenda quais são as características que você quer nos seus funcionários. Leve mais tempo para entrevista-los, conheça-os melhor e também, sempre que possível, aplique testes práticos para validar a capacidade de execução e de trabalho sob pressão.

Uma vez que você entender que fez a escolha certa na contratação, trabalhe para desenvolver o seu colaborador, pois assim ele Terá chances de crescer dentro da sua empresa e também ele passará a ser um colaborador mais fiel e mais comprometido para com o seu negócio, além de passar a te respeitar mais como empreendedor ou empreendedora ao longo do tempo.

5. Fique de olho nos concorrentes

Aproveitando o gancho, já que falamos de estratégia, é muito importante que você preste muita atenção nos seus concorrentes. Afinal, muitas empresas não resistem ao peso da concorrência nos mercados em que elas estão. Mas aquelas empresas que prestam atenção em seus concorrentes, elas com certeza podem encontrar formas de superá-los e até mesmo dominar todo o mercado.

Portanto, preste muita atenção em todos os passos que seus concorrentes dão. Se eles lançaram um novo produto ou um novo serviço, entenda quais são as vantagens, benefícios desses serviços e tente oferecer algo ainda melhor.

Se eles não estão fazendo nada, crie soluções novas, saia na frente deles. Quanto mais você inova no seu mercado, é melhor você atende o seu público, mas distante, você fica dos concorrentes e mais a sua empresa tende a ser percebida como a melhor solução.

Além disso, foque também nas estratégias de marketing de seus concorrentes, aplicam. Você pode tentar competir por meio de propagandas, como um exemplo do Burger King do McDonalds, mas você também pode competir com eles por meio de busca orgânica do Google, por meio de anúncios, ou por meio de outras mídias em que eles estão.

Uma forma de você ficar à frente deles nessa questão do marketing, usar uma ferramenta para espionar todo o tráfego que eles recebem no site, quais são as palavras chave que eles ranqueiam se eles utilizam uma estratégia de marketing de conteúdo, ou outras estratégias para tornarem seus websites mais acessados, por exemplo.

A ferramenta que nós recomendamos aqui no Formação GX é a SE Ranking, pois ela te tá diversos insights de tráfego, autoridade e até mesmo do tipo de estratégia que seus concorrentes estão usando na internet.

6. Trabalhe duro, mas também trabalhe de forma inteligente

Somente o trabalho duro não é o suficiente para que você seja um empreendedor ou empreendedora de sucesso. Mais do que isso, o trabalho inteligente é o que faz toda a diferença quando falamos de sucesso no negócio.

Não adianta abrir uma empresa para você ficar trabalhando somente no operacional. Conforme a sua demanda aumenta, e você consegue ter um pouco mais de dinheiro no seu caixa, já é hora de você pensar em contratar alguém pra poder fazer todo esse trabalho operacional e liberar tempo para você poder focar mais na parte estratégica e/ou na parte de vendas do seu negócio.

Como já diria Sun Tzu, em “A arte da guerra”: “A estratégia sem tática é o caminho mais lento para a vitória. Tática sem estratégia é o ruído antes da derrota”.

Portanto, Trabalho duro inicialmente para gerar os resultados e sair do operacional. Uma vez que você conseguir sair do operacional, você vai conseguir passar a trabalhar de forma inteligente para fazer com que sua empresa cresça cada vez mais e mais rápido.

Dica bônus: saiba quando se dar um descanso

Trabalhar é bom, mas descansar também é muito importante. Embora estejamos propondo o trabalho duro e o trabalho inteligente aqui, é muito importante que você saiba a hora de dar uma parada, desacelerar e conseguir colocar os pensamentos em ordem.

Se você apenas trabalha, em algum momento, você pode desenvolver um burnout. E acredite, burnout não é legal.

Quando temos uma empresa, realmente é mais difícil conseguirmos parar para tirar férias de 30 dias ou até mesmo de 20 dias. Mas se vale uma dica, aproveite os feriados prolongados. Tente tirar 1 ou 2 recessos de 10 dias ao longo do ano e pague alguém para te cobrir.

Se não for possível, tire mais recessos de 5 dias, aproveite os feriados prolongados para emendar algum descanso e faça uma viagem, jogue vídeo-game ou apenas fique em casa vendo Netflix.

Que também é importante para que nossa mente funcione de forma adequada. E quanto mais nós conseguimos trabalhar de forma relaxada, quanto mais tranquilos estamos, melhor tendem a ser os nossos resultados. Evite o burnout a todo o custo, porque os prejuízos de um burnout podem ser muito maiores do que os ganhos de você estar trabalhando freneticamente.

Conclusão

Sucesso é uma palavra relativa o sucesso pra você pode ser ter uma casa, um carrinho do ano e um conforto para viajar. Para outra pessoa, pode ser ter uma mansão em Alphaville com uma Ferrari na garagem e alguns milhões na conta.

No entanto, o sucesso do seu negócio é ditado pelos resultados que ele gera. E se você consegue ter organização, resiliência para fazer o que precisa ser feito, se cerca de pessoas boas e competentes, Acompanha o seus números de uma forma disciplinada. trabalha de forma inteligente e claro, tem uma cabeça descansada, é certo que o seu negócio vai prosperar e você vai conseguir ser um empresário ou uma empresária de sucesso.

Esperamos que esse post tenha te ajudado. Se ele fez alguma diferença pra você, por favor, não deixe de compartilhar com seus amigos e colegas empreendedores. Feito. Eu estou salvando aqui, né?

Alexander

Alexander Souza é bacharel em Relações Públicas, empreendedor e consultor de marketing, especialista em SEO. Apaixonado pelo empreendedorismo e por gerar transformação na vida das pessoas, criou o Formação GX para compartilhar ensinamentos sobre marketing, vendas, negócios, e muito mais.

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