O que é marketing de conteúdo e como ele pode te ajudar
marketing de conteúdo: o que é e como implementar.

Os tempos mudaram e os consumidores também. Hoje, você não precisa se preocupar com a necessidade de anunciar sua empresa no rádio ou na televisão, como anunciantes faziam até a metade da primeira década dos anos 2000. 

No entanto, nos dias de hoje, é absolutamente necessário que sua empresa tenha uma presença digital adequada usando a estratégia de marketing de conteúdo.

Hoje é o consumidor que chega até a sua empresa. É ele quem define o seu produto e, mais do que isso, ele quem determina se sua empresa sobreviverá ou não.

Muitos empreendedores, pequenos e grandes perceberam isso, implementaram estratégias de criação de presença digital e, além de manter seus clientes, conquistam cada vez mais através da internet, muitas vezes, de forma automática, sem a necessidade de gastar mais dinheiro e se valendo de estratégias muito eficientes para atrair seu público. 

Mas diz pra mim: você já se perguntou como pode fazer sua empresa gerar mais vendas ou mais clientes potenciais de forma automática? Já parou pra pensar como você pode fazer para a sua empresa aparecer no primeiro lugar da busca do Google? Já imaginou sua empresa gerando tantos clientes em potencial, ao ponto de não ser mais possível fazer contatos ativos devido à demanda de propostas passivas? 

Bom, é sobre todas as perguntas que este post trata. Continue lendo e descubra o que é o marketing de conteúdo e como colocar o seu na primeira posição do Google. 

Entenda o Marketing de Conteúdo

Como já foi dito nos parágrafos anteriores, hoje em dia o foco do trabalho de muitos especialistas em marketing digital é fazer com que o seu cliente chegue diretamente ao seu conteúdo, sem que você tenha que gastar fortunas e fortunas com divulgação em mídias tradicionais ou até mesmo com mídias digitais, como anúncios do Google (esses que você vê com a tag “Anúncio” quando faz uma busca) ou anúncios do Facebook ou Youtube. 

A essa hora você já deve estar se perguntando o que, de fato, faz com que o cliente chegue até você. A resposta é muito simples e pode ser resumida em uma única palavra: conteúdo. 

Sim. Conteúdo é o que faz com que o seu cliente potencial chegue até o seu site ou à página da sua empresa, comece a se envolver com o tipo de conteúdo que sua marca produz e, no fim das contas, venha a adquirir um produto ou serviço oferecido, gerando assim o seu faturamento.

Imagine que você está no escritório, em mais um dia normal de trabalho e então você recebe uma ligação importante. Como é uma ligação pessoal, você vai para o banheiro atender. Após encerrar a ligação, acidentalmente o seu celular escorrega por entre seus dedos e cai dentro do vaso sanitário. Num ato rápido, você pega seu celular, seca, mas vê que ele não liga mais, mesmo que você pressione o botão de ligar por vários segundos ou remova e reencaixe a bateria. 


Agora pense: nesse exato momento, qual seria a sua reação? 

Muito provavelmente você pensou em procurar uma solução no Google. 

Então você abre o Google no computador e busca “como consertar um celular molhado”. Após fazer a busca, no primeiro lugar aparece um artigo com um passo a passo ilustrado que realmente te ajuda a fazer com que o seu celular ligue novamente. Ao final da página,  você também vê o anúncio de uma capa de celular impermeável e resolve comprar, porque vai que acontece de novo, não é mesmo?

Bom, a história hipotética que você acabou de vivenciar é basicamente o Marketing de Conteúdo.

O Marketing de Conteúdo, em resumo, é um braço do marketing que tem como premissa atrair o consumidor potencial por meio de conteúdos relevantes que solucionem um problema desse consumidor.

No caso do seu celular, seu problema era o fato de o celular não ligar. Em seguida, você buscou no Google formas de consertar o seu celular e encontrou um artigo que te explicava logo como resolver esse problema. Ao final, ainda encontrou uma capa impermeável que resolveria o seus problemas. Na ordem, você teve uma dor a ser resolvida, encontrou um artigo relevante para você, que resolveu o seu problema, e ainda fez uma compra. Tudo sem ninguém vender diretamente para você.

Captou? Essa é a essência do marketing digital e, principalmente do Marketing de Conteúdo. É fazer com que o seu cliente chegue até a sua marca através de um conteúdo que possa solucionar um problema, dúvida ou curiosidade naquele momento. E, através desse conteúdo, venha a efetuar a compra do seu produto ou serviço em algum momento.

Agora vamos ao ponto principal deste artigo.

Como fazer meu site aparecer em primeiro lugar no Google com Marketing de Conteúdo?

Se você quer ter sucesso em sua estratégia de Marketing de Conteúdo, é muito importante que você consiga posicionar o site da sua empresa entre os primeiros colocados do Google, pois dessa forma, você consegue receber acessos de forma totalmente gratuita, sem precisar pagar por cliques, gastando uma fortuna com anúncios.

Além de tudo, a maioria dos consumidores simplesmente ignora anúncios e pula direto para os resultados orgânicos, que são aqueles que aparecem logo depois dos links patrocinados (mas não quer dizer que os anúncios pagos não são importantes, tá?).

Portanto, para fazer com que seu site fique posicionado em primeiro no Google, é importante que você siga uma pequena lista de passos que preparamos. Essa lista consiste nas seguintes etapas:

  • Escolha de palavras-chave
  • Produção de conteúdo
  • Geração de Audiência

Abaixo você verá em detalhes cada uma dessas etapas.

Escolha as palavras-chave

Agora que você entendeu o que é o Marketing de Conteúdo, a primeira coisa que você precisa fazer é entender e listar as palavras-chave corretas para sua empresa.

Sabe aquele artigo sobre conserto de celular que você visitou no exemplo citado anteriormente? Então, ele foi desenvolvido em cima da palavra-chave “como consertar um celular molhado”. O Google identificou, viu que o site era uma fonte segura e então faz com que ele tivesse posições cada vez mais altas.


Partindo-se disso, é necessário que você pense em quais palavras-chave você quer trabalhar para atrair o seu público. Se você trabalha com um restaurante na cidade de Belo Horizonte, por exemplo, vale a palavra chave “restaurante em belo horizonte” ou “restaurante em bh”.

Trabalhe as palavras-chave e, no futuro, elas trabalharão para você!

Uma forma simples de se escolher as palavras-chave é tentando pensar em como seu cliente em potencial procuraria pelo seu produto.

Vamos supor que você tem um estúdio de design de sobrancelhas em Niterói.
Seus clientes em potencial certamente estarão procurando por “design de sobrancelha em niterói” ou “designer de sobrancelha niteroi”, “design de sobrancelha preço”, ou então “qual a melhor designer de sobrancelhas em niteroi”.

Se você tem uma loja de instrumentos, por exemplo, você terá centenas de musicistas diferentes procurando por inúmeros tipos de produtos. Então, um baixista poderia estar procurando por “contrabaixo fender”, “contrabaixo”, ou “baixo fender”. Um cantor poderia pesquisar “microfone”, “qual o melhor microfone para cantor profissional?”, “qual microfone comprar”.

Veja que quando você analisa essas palavras-chave que citamos como exemplos, você vai perceber 2 comportamentos principais: desejo de compra e desejo de aprender mais.

Quando alguém faz uma pesquisa no Google, em geral, são essas duas intenções que direcionam essa pesquisa. Primeiro a pessoa tenta aprender mais sobre um assunto ou sobre como resolver um problema e, depois, ela vai buscar pela solução desse problema, já pronta para comprar.

Uma forma simples de listar as palavras-chave do seu negócio é abrindo o site do Google e digitando os nomes dos produtos e/ou serviços que você vende e também as dúvidas relacionadas a eles.

Marketing de conteúdo: usando o autocompletar do Google.
Na imagem acima, você pode ver como o autocompletar do Google funciona.

Quando você começa a digitar, você poderá usar o recurso auto-completar do Google, que vai sugerir novas palavras-chave. Por meio desse recurso, você vai conseguir ir copiando e colando essas palavras-chave sugeridas em um arquivo do Word ou uma planilha.

Ferramenta para Pesquisar Palavras-Chave

“Ah, eu gostei da dica, mas isso dá muito trabalho e eu vendo vários produtos”.

Não seja por isso! A melhor forma de alavancar sua pesquisa de palavras-chave para sua estratégia de marketing de conteúdo é por meio de uma ferramenta específica para isso.

Existem várias delas no mercado, mas hoje em dia, a que acreditamos ser a de melhor custo-benefício para pequenas e médias empresas é a SE Ranking.

Por meio da SE Ranking, você pode fazer pesquisas de palavras-chave, obter o volume de tráfego que cada uma das palavras-chave gera e ainda consegue gerar ideias de conteúdo para seu negócio.

A parte mais legal é que com ela, você ainda pode pesquisar seus concorrentes sem que eles saibam e descobrir tudo o que eles andam fazendo na internet (se estão anunciando, se estão investindo em SEO, etc.).

Além de tudo, a ferramenta tem valores super acessíveis, com planos começando a partir de

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Produza Conteúdo

No Marketing de Conteúdo, uma máxima que utilizamos é: conteúdo é rei.

Para que o seu site apareça em primeiro lugar na busca do Google, é necessário que você tenha conteúdo.

Mais do que apenas ter conteúdo, você precisa ter conteúdo relevante para o seu cliente. Lembra do ponto anterior? Então, vamos produzir conteúdos baseados nas palavras-chave que você quer trabalhar.

Se a palavra-chave que você identificou é “designer de sobrancelha preço”, você vai produzir um conteúdo que pode ser intitulado como “Designer de Sobrancelha: Preços, Benefícios e Muito Mais”. Se a palavra-chave que você identificou foi “como consertar guitarra”, você vai produzir um conteúdo chamado “Como Consertar Guitarra: O Guia Completo”.

No final das contas, é esse conteúdo que fará com que o Google encontre seu site, entenda que ele ajuda o usuário e comece a exibi-lo para as pessoas que estão pesquisando por essa palavra-chave.

Além disso, um conteúdo bem escrito ajuda os visitantes a passarem mais tempo no seu site e que passem a acompanhá-lo com maior frequência e, por fim, levará os visitantes a se tornarem clientes da sua empresa.


Gere audiência

O terceiro passo para fazer o seu site aparecer no primeiro lugar da busca do Google usando o Marketing de Conteúdo é ter páginas com autoridade em seu site. Isso significa, basicamente, que é necessário que um certo número de visitantes passe a acessá-la e consumir seu conteúdo. A forma mais prática de se fazer isso é compartilhando o seu conteúdo em redes sociais. Compartilhando um conteúdo relevante, mais pessoas lerão e compartilharão, gerando um ciclo virtuoso de crescimento do seu site.

Uma outra forma muito interessante para fazer com que seu site apareça em primeiro lugar no Google usando estratégias de Marketing de Conteúdo é fazer parcerias com outros sites e blogs. A partir do momento em que você conseguir fechar uma parceria com um blog, você terá um link especial na página de parceiros, que fará com que os leitores desse blog também acessem o seu site. Além do mais, há muitas outras formas de se obter benefícios de parcerias com outros blogs, que serão descritas em vários outros artigos


Seguindo os passos descritos acima, ao longo do tempo o seu conteúdo começará a ser considerado cada vez mais relevante e terá cada vez mais chances de aparecer no topo da lista de pesquisa do Google e demais mecanismos de busca. É importante ter sempre em mente o planejamento e a consciência de que é um trabalho complexo e de longo prazo, mas com resultados simplesmente incríveis.


Você gostou do conteúdo deste artigo? Quer implementar as estratégias de marketing de conteúdo na sua empresa?  Então dê um like no artigo e compartilhe com seus amigos, assim continuarei produzindo conteúdo que vai ajudar você e mais pessoas. 🙂

Alexander

Alexander Souza é bacharel em Relações Públicas, empreendedor e consultor de marketing, especialista em SEO. Apaixonado pelo empreendedorismo e por gerar transformação na vida das pessoas, criou o Formação GX para compartilhar ensinamentos sobre marketing, vendas, negócios, e muito mais.

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